18/03/2017 10:00

Abertura da exposição “Bordado Reinventado” marca as comemorações do Dia do Artesão e do 5º aniversá

Prática que vem sendo resgatada por novas gerações, a arte do bordado há anos é reverenciada e bastante exercida no interior de Minas Gerais. A diversidade e riqueza dessa técnica artesanal, alinhavada nos diversos territórios de Minas Gerais,é o tema da mostra Bordado Reinventado, que irá exibir cerca de 100 bordados feitos com as mais variadas técnicas. O acervo será exposto a partir do dia 16 de março, no Centro de Arte Popular – Cemig, equipamento cultural que integra o Circuito Liberdade. A exposição marca as comemorações do Governo de Minas Gerais pelo Dia do Artesão (19/3) e celebrao aniversário de cinco anos do museu.Palestras sobre o tema também integram a programação. A mostra fica em cartaz até 28 de abril. A entrada é gratuita.

 

A EXPOSIÇÃO

 

Promovida pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais – SEEDIF, em conjunto com a Secretaria de Estado de Cultura, a mostra Bordado Reinventado apresenta a arte dos bordados, onde cortes de tecidos, linhas e agulhas se entrelaçam através de técnicas variadas como o ponto cruz, sombra, richelieu, crochê, matiz, ponto paris, ponto cheio, crivo e tantos outros.

A exposição é constituída de 100 bordados feitos com técnicas que vão do crivo ao richelieu, reunindo arte e tradição do período colonial.Nomes bastante tradicionais do bordado mostram seus trabalhos e estarão no dia da inauguração, entre elas a família Dumont (Pirapora), Dona Terezinha Gazzinelli (Teófilo Otoni), Maria de Lourdes Rosa (distrito de Glaura, em Ouro Preto), DonaAdelícia Amorim (Almenara), família Lanna (Barra Longa).

O Noroeste de Minas está representado pela Central Veredas, que agrega municípios como Bonfinópolis, Riachinho, Serra das Araras (distrito de Chapada Gaúcha) e Sagarana (distrito de Arinos).O resgate feito pelas gerações atuais, que continuam transformando fios em arte, também estará representado. Complementam a mostra trabalhos de mulheres oriundas de comunidades e núcleos artísticos, como o Centro deArt-Bordados de Esmeraldas, Associação Artesãs de Turmalina, Bordados da Barra no Município de Serro, Estrelas do Sertão de Cordisburgo, Associação Barralonguense de Bordadeiras e Artesãos de Lagoa Dourada, além do projeto Vila Mariquinhas em Belo Horizonte.

Entre as raridades apresentadas, destaque para peças íntimas da década de 1950 bordadas à mão, pertencentes à família Bias Fortes. Bordados baseados na obra de Guimarães Rosa, feitos pelas bordadeiras Estrelas do Sertão, da cidade de Cordisburgo, também servem de chamariz.

PALESTRAS

Além da exposição, palestras também integram a programação. A história do bordado no Brasil será ministrada pela escritora Sávia Dumont. O artesanato e as tendências de mercado serão abordados pela analista do Sebrae Minas, Sabrina Campos Albuquerque. A prática de comercialização no artesanato é o tema da palestra de Tania Machado, presidente do Instituto Centro de Capacitação e Apoio ao Empreendedor – Centro Cape. As vagas são limitadas. Interessados nas palestras devem se cadastrar no link goo.gl/jYGdgW.

 

OUTRAS ATIVIDADES

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais – Seedif vai promover no dia (19/03), no Museu Abílio Barreto, um mutirão de cadastramento para obtenção da Carteira Nacional do Artesão e do Trabalhador Manual. Para participar, o artesão precisa preencher pré-cadastro, pela internet, no link https://goo.gl/forms/axcvtniNLiO0wKLn1.  As vagas são limitadas.

Obras de arte popular também constam na mostra Mini Mundo, do artista Willi de Carvalho. A exposição fica em cartaz até 30 de março, entre 9h e 18h, na Galeria do SEBRAE Minas, situada à Avenida Barão Homem de Melo, n° 329, Nova Granada, Belo Horizonte, Minas Gerais.

 

DIA DO ARTESÃO

O Dia Artesão é uma iniciativa do Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cultura,Secretaria Extraordinária de Estado de Desenvolvimento Integrado e Fóruns Regionais (SEEDIF) – em parceria ainda com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-MG) e Instituto de Desenvolvimento do Norte e Nordeste de Minas Gerais (IDENE).

 

SOBRE O CENTRO DE ARTE POPULAR - CEMIG

Trata-se de um espaço privilegiado de divulgação da riqueza e diversidade da cultura popular mineira, com um acervo que conduz o visitante ao mundo do imaginário de diferentes artistas. Por meio das obras, o público é conectado às origens, histórias e crenças de um povo que traz nas mãos um sincretismo cultural próprio, o brasileiro.

 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

 

Semana do Artesão e 5º Aniversário do Centro de Arte Popular – Cemig

 

  • EXPOSIÇÃO

 

Abertura da exposição Bordado Reinventado

16/03, às 19h

Centro de Arte Popular – Cemig

Rua Gonçalves Dias, 1608, Funcionários

 

Exposição Mini Mundo – Artista Popular Willi de Carvalho

Até 30 de março, de 09h às 18h

Galeria do SEBRAE Minas

Avenida Barão Homem de Melo, n° 329, Nova Granada

 

 

  • PALESTRAS

 

Palestra A história do bordado no Brasil: ousadia e criatividadecom Sávia Dumont, educadora, escritora e bordadeira, durante a abertura da exposição

 

16/03 (quinta-feira), às 19h30

Centro de Arte Popular – Cemig

Rua Gonçalves Dias, 1608, Funcionários

 

Palestra Artesanato: tendências e mercado com Sabrina Campos Albuquerque, Analista Técnica do Artesanato do SEBRAE Minas

22/03 (quarta-feira), às 19h

Centro de Arte Popular – Cemig

Rua Gonçalves Dias, 1608, Funcionários

 

Palestra Comercializar: problema ou solução?com Tânia Machado, Presidente do Centro Cape

23/03 (quinta-feira), às 19h

Centro de Arte Popular – Cemig

Rua Gonçalves Dias, 1608, Funcionários

 

  • CADASTRAMENTO

 

Evento de Cadastramento do Artesão Mineiro

19/03 (domingo), de 09h às 17h

Feira de Artesanato Charme Chique – Museu Abílio Barreto

Av. Prudente de Morais, 202 - Cidade Jardim

 

Centro de Arte Popular – Cemig

Rua Gonçalves Dias, 1608, Funcionários.

Horário de Funcionamento

3ª, 4ª e 6ª – de 10h às 19h

5ª – de 12h às 21h

Sábado e domingo - de 12h às 19h

Informações: (31) 3222-3231

 

 

Informations additional

Place:

Centro de Arte Popular - Cemig

Phone

31 3222-3231

Address

Rua Gonçalves Dias, 1.608 - Funcionários

Time

10h00

Date

De 18/03 until 28/04

Price:

Entrada Gratuita