04/04/2017 13:00

Ações educativas: do ferro ao aço

“Do ferro ao aço” é o tema das ações educativas de abril, que acontecem no Ateliê Científico, de 4 a 28 de abril, com entrada gratuita, sem inscrições prévias.

A História do Brasil é marcada pela extração dos metais preciosos, entretanto, outras riquezas que foram descobertas ao longo desse processo tiveram importâncias cruciais para o desenvolvimento econômico brasileiro, como é o caso o ferro, que está diretamente ligado aos avanços tecnológicos e industriais do país, além da indústria do aço, do qual Minas Gerais é um dos principais produtores mundiais.

O Aço é amplamente utilizado na produção de várias estruturas, objetos e bens que nos cercam. Tal produto é indispensável para a construção de moradias e de sistemas de transporte, por exemplo. Mas, como ele é fabricado? Qual é a sua composição? Quais são os recursos naturais necessários para a sua produção? Qual a disponibilidade desses recursos em Minas Gerais e no restante do Brasil? Como os seus diversos usos transformam a nossa vida cotidianamente? Tais questões nortearão as ações educativas deste mês, que traz uma oficina e exposição especiais. Confira e participe!

 

– Exposição “Do Ferro ao Aço”

De 4 a 28 de abril

De terça a sexta, das 13h às 17h, e às quintas, das 16h às 21h

Faixa etária: livre

Entrada gratuita.

A partir de amostras de minerais, minérios e demais insumos, além de amostras de diversos produtos da indústria do Aço, serão abordados os materiais necessários para a produção do Aço, bem como seu processo produtivo e a sua aplicação em vários segmentos.

– Oficina tridimencionAção

De 4 a 28 de abril

De terça a sexta, das 13h às 17h, e às quintas, das 16h às 21h

Faixa etária: livre

Entrada gratuita. Vagas limitadas.

A oficina tem o intuito de sensibilizar o visitante em relação à criação artística, por meio da pratica escultórica. O material a ser utilizado é o aço, especificamente o arame de aço. A sua maleabilidade e as possibilidades que ele oferece quando aplicado na escultura provocam o diálogo sobre o desenvolvimento tecnológico e como este influenciou e influencia o nosso cotidiano.

 

Informations additional

Place:

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Phone

3516-7200

Address

Praça da Liberdade, s/n, Funcionários

Time

13h00

Date

De 04/04 until 28/04

Price:

Entrada Franca. Sujeito à lotação.