08/08/2017 13:00

Ações educativas – Arte, ciência e preservação do Patrimônio

Em comemoração ao Dia do Patrimônio, as ações educativas de agosto trazem o tema Arte, ciência e preservação do patrimônio, oferecendo a oficina de Câmara Escura e a exposição Mundo Mineral: coleção do mês, com fósseis, além das instalações do Ateliê Científico: Kit Mineral, Janelas com amostras luminescentes, maquete sensorial e espaço para leitura. As atividades acontecem de 08 de agosto a 01 de setembro, no horário de funcionamento do Ateliê Científico: de terça a sexta, das 13 às 17h, e às quintas, das 16 às 21h. A participação é gratuita.

Oficina de Câmara Escura

A câmara escura é uma caixa, bem vedada, com apenas um pequeno orifício, que, segundo alguns pesquisadores, já era conhecida desde a antiguidade, e contribuiu significativamente no desenvolvimento das ciências e das artes. Assim, arquitetos e pintores, por volta do século XIII, deram os primeiros passos em direção à técnica da perspectiva e profundidade, valendo-se também desse artefato. Séculos depois, ela foi uma das bases para a invenção da fotografia. Associando técnica, olhar atendo e criatividade, a oficina de câmara escura convidará o participante a explorar o universo das artes e das ciências e a compreender como esse artefato teve fundamental importância na produção de suportes de guarda de memória, largamente utilizados na contemporaneidade.

Mundo Mineral: coleção do mês

No Mês do Patrimônio, amostras de fósseis estarão em destaque em nossa “Coleção do mês”. Fósseis são bens públicos federais, estão protegidos por lei e integram uma dupla categoria de preservação no Brasil, em razão do valor paleontológico e científico. São considerados fósseis os restos ou vestígios de animais e vegetais preservados em rochas há mais de 11.000 anos. Para que ocorra a fossilização, ou seja, a formação dos fósseis, é necessária a combinação de processos físicos, químicos e biológicos. Assim, existem algumas condições para a preservação desses restos ou vestígios dos seres vivos, como, por exemplo, o rápido soterramento e a ausência de ação bacteriana, que é a responsável pela decomposição da matéria orgânica. Viajar pelo mundo da paleontologia é visitar o nosso passado e poder compreender, por meio desse importante patrimônio, nossa própria história.

 

Informations additional

Place:

MM Gerdau - Museu das Minas e do Metal

Phone

3516-7200

Address

Praça da Liberdade, s/n, Funcionários - Prédio Rosa

Time

13h00

Date

De 08/08 until 01/09

Price:

Entrada Franca. Sujeito à lotação.