16/08/2017 08:00

Exposição Religare - Manoel Teixeira

"RELIGARE - reúne uma produção contínua de pinturas que, partindo de uma concepção construtiva geométrica mais estrita, se associaram cada vez mais a uma representação da vida em seus elementos mais essenciais, buscando sempre um olhar atento e sensível  às relações entre formas e cores, aos materiais e suas qualidades expressivas, e uma religação às forças da matéria e dos elementos, ao cosmos e à vida, chegando a um sentido do místico que se aproxima do religioso mas foge do doutrinário.

Essa produção partiu de uma preocupação inicial de fazer interagir formas geométricas elementares e formas orgânicas ou “manchas”, subvertendo a lógica do abstracionismo geométrico mais propriamente construtivo e estabelecendo uma relação dinâmica entre o formal e o informal, um contraponto entre o geométrico e o orgânico, reforçado pela convivência e contraste entre materiais, daí sua denominação de Geometrias Impuras.

A ligação entre a visão construtiva e a representação das forças da vida se aprofundou a partir de uma incorporação mais explícita do telúrico, de um aproximar-se dos elementos básicos da natureza: o ar, o vento, a terra, a pedra e a água, expressando suas contraposições e interrelações, o que tem ressonância nos próprios materiais utilizados, em especial a terra, os pigmentos minerais, explorados em suas diversas cores, texturas e densidades.

Isto encaminhou o trabalho para uma aproximação ao místico, aos símbolos e aos mitos, ensejando construções simbólicas e representações dos sentidos básicos da vida, buscando falar daquilo que permanece ou é permanente em um espaço social onde domina o fugaz, a rapidez, a fragmentação, a dificuldade de ligar-se aos valores fundamentais da existência.

Alguns trabalhos se valem de referências figurativas, algumas com forte ressonância simbólica e mítica, como a árvore e a montanha, e conformam espécies de paisagens metafísicas. Algumas são representações particulares de mitos descritos no livro “História das crenças e das ideias religiosas”, de Mircea Eliade.

O livro inspira o conjunto dos trabalhos ao estimular a representação, não só dos elementos constituintes do mundo e das visões cosmogônicas, mas também de alguns sentidos fundamentais da existência humana: o acolher, o abrigar, o contato de peles, o encontro e ligação dos seres, do masculino e do feminino, a geração e recriação da vida.

RELIGARE propõe assim um olhar mais lento e reflexivo sobre os trabalhos expostos e, em meio a um mundo cada vez mais preso ao contigente e ao passageiro, se pretende um chamado ao permanente, a uma religação maior aos fundamentos da vida e do estar junto, aos elementos e sua interrelação, aos mistérios da criação e do cosmos, aos mistérios do outro".

Manoel Teixeira

 

Todos os trabalhos são em técnica mista sobre tela, utilizando pigmentos minerais, tinta acrílica e, eventualmente, colagens de materiais diversos.

Informations additional

Place:

Galeria de Arte - Biblioteca Pública Estadual de Minas Gerais

Phone

(31) 3269-1204

Address

Praça da Liberdade, 21 - Funiconários

Time

08h00

Date

De 16/08 until 16/09

Price:

Entrada Gratuita