01/11/2017 10:00

Presépio Colaborativo da Casa Fiat de Cultura

O clima natalino chega à Casa Fiat de Cultura! Sob a curadoria do artista plástico Leo Piló, a terceira edição do Presépio traz o tema dos povos tradicionais ameríndios (índios brasileiros, Incas, Maias e Astecas) numa típica mata do cerrado. As peças são construídas coletivamente, por meio de ateliês abertos com o artista entre os dias 1 e 26 de novembro. O resultado dessa construção criativa será apresentado no dia 30 de novembro de 2017. A inauguração terá um bate-papo com o artista e uma apresentação especial do Coral Musicanto. Todas as atividades são gratuitas.

A iniciativa da Casa Fiat de Cultura é trazer esta forte tradição do estado de Minas Gerais com a coragem de transformar, repensar e gerar novos significados. O presépio é um tema tradicional que, nesta proposta, ganha outra perspectiva com o foco na novidade e sustentabilidade, seja nos materiais utilizados ou na proposta de reflexão, como a reutilização do lixo e a conscientização do uso da água.

Todo o material utilizado no presépio é reutilizável. O isopor, papeis e papelão usados no presépio deste ano vieram da Ilha Ecológica Fiat, um projeto de reutilização dos materiais descartados na linha de produção da FIAT.

 

Leo Piló

Mineiro de Belo Horizonte, Leo Piló é um artista inquieto, criativo, simples e dinâmico. Apresenta trabalhos inusitados, feitos de materiais não convencionais, treinando os olhares para novas possibilidades de construção e meios de sustentabilidade. Sempre compartilhando as técnicas desenvolvidas por meio do aprendizado, o artista procura criar um elo entre arte e natureza, promovendo a reutilização de resíduos urbanos.

Durante quase 15 anos, o artista trabalhou na associação ASMARE e ministrou várias oficinas de cenografia, costura, novas possibilidades, papelaria e marcenaria. Um dos grandes destaques de sua carreira foi a exposição Lixoarte, que tinha como objetivo criar, com materiais recicláveis, móveis e objetos para mobiliar uma casa. Em 2014, Leo Piló criou instalações para a exposição “Recosturando Portinari na Casa Fiat de Cultura, por Ronaldo Fraga, e, desde 2015, é o curador do Presépio da Casa Fiat de Cultura.

 

 

Serviço:

Datas: 01 a 26 de novembro, de quarta a domingo,

Horários: 10h às 12h e das 13h às 18h

Participação Gratuita

Informações: 31-3289-8910

Informations additional

Place:

Casa Fiat de Cultura

Phone

(31) 3289-8900

Address

Praça da Liberdade, 10, Funcionários

Time

10h00

Date

De 01/11 until 30/11